sábado, 25 de abril de 2009

Decisão do Campeonato Carioca/2009

‘O Botafogo não está morto, está mais vivo do que nunca’, afirma Reinaldo
Atacante diz que Flamengo está com moral por ter vencido a Taça Rio, mas o Alvinegro vai lutar até o fim pelo Carioca
Segundo o atacante Reinaldo, a derrota para o Flamengo na decisão da Taça Rio já ficou para trás. O jogador demonstrou muita confiança para a primeira partida da final do Carioca, contra o Rubro-Negro, domingo, no Maracanã. Ele fez questão de avisar que o Botafogo está bem vivo na disputa do título.
O Flamengo vai entrar em campo com mais moral porque venceu a Taça Rio, mas o Glorioso não está morto. Está mais vivo do que nunca para essa decisão. Vamos atrás da vitória – assegurou Reinaldo.
A vontade de passar pelo adversário é grande, já que pela terceira vez consecutiva a final do Carioca é entre Bota e Fla, sendo que as duas últimas foram vencidas pelo time da Gávea. O atacante do Alvinegro, autor de sete gols na competição, não deseja apenas a revanche, mas apresentar um bom futebol.
Uma vitória nos dará tranquilidade, mas não podemos pensar apenas que vamos vencer. Se não jogarmos bem, não seremos campeões. O Botafogo vai se recuperar para tentar conquistar o título – afirmou o atacante.
Welinton ou Everton Silva: quem vai ficar com a vaga de Aírton?
A princípio, a dúvida parece simples, mas a escolha do substituto de Aírton, lesionado, na decisão do Campeonato Carioca, domingo, às 16h, no Maracanã, contra o Botafogo, pode desencadear uma série de alterações táticas no Flamengo.
Em tom de mistério, mesmo sem fazer treino secreto, Cuca tem testado Welinton e Everton Silva no setor e garantiu que somente após a atividade de sábado terá uma definição. Interessado diretamente na decisão do treinador, o capitão Fábio Luciano manteve o suspense, mas deixou claro a diferença de estilo dos concorrentes.
São três esquemas diferentes por serem jogadores de características diferentes. O Aírton vinha jogando como terceiro zagueiro, mas também encaixa na cabeça-de-área. Com o Everton Silva a gente ganha muito no poder ofensivo, ele encaixa na zaga e tem a saída pelo lado direito do campo e o Welinton é um zagueiro mesmo, que fará essa função.
Treinamos bastante em todas as funções e de qualquer maneira o Flamengo vai bem forte. Caso Welinton seja o escalado, a mudança será pura e simples, com todo o restante da equipe atuando da mesma forma da final da Taça Rio.
Porém, se Everton Silva levar a melhor na disputa, Léo Moura e Willians terão suas missões diretamente afetadas. Como o jovem tende a atuar mais pelo lado direito e apoiar o ataque, o volante por vezes teria que fazer a função de zagueiro e o lateral passaria a ter menor responsabilidade na marcação.
Fonte: Globoesporte.com

RAIO-X: Confira uma análise completa dos times de Santos e Corinthians

Santos e Corinthians já decidiram o Paulistão quatro vezes: 1955, 1962, 1968 e 1984. Em todas, o Peixe foi campeão. Mas, naquelas oportunidades não houve uma final propriamente dita, pois as edições foram disputadas em sistema de pontos corridos. Nos dois próximos domingos, os times começam a definir quem erguerá a taça deste ano. O Peixe chega às finais após passar pelo Palmeiras com duas vitórias nas semifinais. O Timão, que bateu o São Paulo também nos dois duelos, entra com a vantagem de poder ser campeão com dois resultados iguais, por ter melhor campanha que o rival. Por exemplo, em caso de dois empates por 0 a 0, a equipe do Parque São Jorge levantará a taça. Para esquentar ainda mais a rivalidade, o GLOBOESPORTE.COM montou um Raio-X especial comparando os dois times e suas principais virtudes e defeitos. Confira:
Goleiro
Fábio Costa é o capitão do time e ídolo da torcida. Apesar da falha grotesca na segunda semifinal contra o Palmeiras, no Palestra Itália, não perdeu moral. Costuma aparecer bem em decisões. É bom debaixo das traves, mas tem dificuldade para jogar com os pés e na reposição de bola.
Felipe já não é mais o ídolo da Fiel, como foi em 2007, na disputa da Série B, mas mostrou que evoluiu bastante. Trocou as defesas acrobáticas por lances de mais segurança e aprimorou a saída de gol. Entretanto, em sua única final pelo Timão, cometeu um erro que custou o título da Copa do Brasil em 2008, contra o Sport, na Ilha do Retiro, no ano passado.
Vantagem: Ninguém
Sistema defensivo
As laterais são os pontos fracos do Santos. Luizinho, pela direita, e Triguinho, pela esquerda, não inspiram muita confiança na marcação. Já a dupla de zaga, formada por Fabão e Fabiano Eller, cresceu nos últimos jogos. Os dois volantes titulares, Roberto Brum e Rodrigo Souto não poderão disputar o primeiro jogo contra o Corinthians (Brum está suspenso, e Souto, machucado, só volta a jogar em um mês). Com isso, os dois jogadores de meio-campo especialistas em marcação serão Pará e Germano, que, por serem reservas, ainda sofrem com a desconfiança dos torcedores.
O Corinthians tem a defesa menos vazada do Paulistão, com apenas 16 gols sofridos. O entrosamento de Chicão, artilheiro do time no torneio, com sete gols, e William colaborou para isso, mas as bolas alçadas na área ainda são um tormento. Pelas laterais, Alessandro subiu de produção, enquanto André Santos é uma das fortes armas ofensivas, porém, ainda sofre para marcar. Os volantes Cristian e Elias são muito bons na defesa e também sabem sair jogando. Vantagem: Corinthians
Sistema ofensivo
É o ponto forte da equipe da Vila Belmiro. Conta com jogadores velozes, como Madson, Paulo Henrique e Neymar, e com a pontaria certeira de Kléber Pereira, que voltou a fazer gols nesta reta final. Em vários momentos dos jogos, o time até se expõe demais em sua defesa, tamanho é o seu ímpeto ofensivo.
A presença de Ronaldo resume o poder de ataque alvinegro. Foram seis gols em oito partidas com a camisa alvinegra. Sem Dentinho, suspenso para o primeiro jogo, Jorge Henrique será o companheiro do Fenômeno. Em alta com o treinador, ele tem como principal característica as jogadas pelas pontas. O ex-botafoguense foi chamado de “perfeito” pelo treinador por sua função tática, já que também costuma voltar ao meio-campo para ajudar na marcação. Morais e Douglas serão os responsáveis pela armação das jogadas, mas nenhum dos dois vive grande fase. Vantagem: Ninguém
Banco de reservas
Ainda não é o banco dos sonhos de Vágner Mancini, mas o treinador tem conseguido manter o padrão mesmo perdendo jogadores importantes: destaque para o polivalente Pará e para o volante Germano. Sempre que entram, dão conta do recado. Mas, como ambos serão titulares neste domingo, pois Rodrigo Souto e Roberto Brum estão fora, as opções de Mancini ficam muito reduzidas. Na frente, Roni é a aposta caso o time esteja encontrando dificuldades para fazer gols.
A zaga é o grande problema entre os reservas do Corinthians. Jean pouco fez até o momento, enquanto Diego ainda é bastante jovem. No meio e ataque, Mano está bem servido, principalmente pelas presenças de Morais e Souza, que seriam titulares em boa parte dos times do país. Porém, o centroavante tem sido frequentemente vaiado pela torcida. Neste domingo, o meia começará jogando porque Dentinho está suspenso.
Vantagem: Corinthians
Técnico
Vágner Mancini tem o mérito de ter recuperado o moral do time, que estava muito abalado. Fixou um esquema tático com três jogadores rápidos no meio e acertou a marcação da equipe, que derrotou o Palmeiras, apontado como favorito, nas duas semifinais.
Mano Menezes teve o mérito de fazer a equipe crescer no momento exato. Apesar de invicto na primeira fase, o Timão não vinha fazendo bons jogos, mas teve duas grandes apresentações e venceu as semifinais contra o São Paulo.
Vantagem: Ninguém
Fatores extras O Santos não poderá contar com o volante Rodrigo Souto, que, machucado, não joga mais pelo Paulistão. Além disso, o time da Vila Belmiro tem quatro titulares pendurados: Fábio Costa, Eller, Fabão e Madson. Embora seja um time cujos destaques são garotos - Neymar, Madson e Paulo Henrique - o Peixe conta com jogadores acostumados a decidir: Fábio Costa, Fabão, Fabiano Eller e Kléber Pereira. No primeiro jogo, tem a seu favor o fato de jogar em casa, com quase toda a torcida a seu favor.
O Corinthians perdeu o atacante Dentinho para este domingo. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão. O Timão, aliás, anda preocupado com as advertências. O zagueiro Chicão e os atacantes Jorge Henrique e Ronaldo estão pendurados. O alçapão da Vila também preocupa.
Vantagem: Santos
Principal jogada O Santos aposta muito nos contra-ataques em velocidade puxados por Paulo Henrique e Neymar, que se posiciona pela esquerda, corta pelo meio e abre a zaga adversária, para as entradas de Madson, Kléber Pereira ou algum meia que venha de trás.
Jogando fora de casa, o Corinthians vai abusar do contra-ataque para surpreender o Santos. Douglas e Elias saem em velocidade pelo meio, com Morais pela esquerda, Jorge Henrique pela direita e Ronaldo pelo meio, aguardando o momento certo para receber o lançamento nas costas dos zagueiros.
Vantagem: Ninguém
Análise dos especialistas Caio Ribeiro, comentarista "É muito complicado apontar um favorito porque as duas equipes estão em ótima fase. Acho que o Corinthians é um pouco mais forte por ser um time consistente e continuar invicto, além da vantagem do empate. Mesmo assim, não dá para tomar isso como base, já que Santos e Corinthians passaram pelos favoritos nas semifinais. Os dois elencos possuem talentos individuais, mas o que favorece o Corinthians é ter uma equipe mais estruturada. Pela eliminação na Copa do Brasil, o Santos pode estar mais pressionado psicologicamente. O Neymar é a joia do time. Tem velocidade e o mais importante: é bom de bola. No Timão, Ronaldo é o cara que no momento decisivo faz toda diferença. Um outro jogador que tem realizado boas atuações é André Santos. Acho que a equipe corintiana está mais fortalecida."
Milton Leite, narrador "Essas finais serão muito disputadas. Dentre todos os clássicos, os dois entre Santos e Corinthians vão ser os mais equilibrados. O time de mano Menezes terá um pouco de vantagem por causa dos resultados iguais. Em minha opinião, a ausência de alguns jogadores fará toda diferença nessa primeira partida. Roberto Brum e Rodrigo Souto pela equipe da Vila e Dentinho no Corinthians. O Santos é decisivo jogando em casa e com a torcida apoiando. Por isso, precisa ir para cima e roubar a vantagem que é do adversário. Dificilmente vai ser campeão se não conquistar a vitória na Vila Belmiro. Madson e Neymar são os destaques do elenco. Depois de um tempo apagado, o zagueiro Fabão também voltou a jogar bem.
Esta boa fase do Corinthians é, principalmente, mérito de Mano Menezes. Ele montou um sistema de jogo que trouxe mais qualidade ao time. Talvez, com o desfalque de Dentinho, ele mude o esquema. Vamos ver no que vai dar. O Ronaldo é diferenciado. Ele não jogou tão bem contra o São Paulo, mas fez o que era preciso. Um outro ponto que ajudou a equipe é que Douglas melhorou muito desde as semifinais e vem crescendo de rendimento. Se ele continuar assim vai somar muito para o Corinthians até para servir o Ronaldo."
Fonte: Globoesporte.com